Refúgio de Montanha de Serra d'Arga

Atualmente este espaço se encontra encerrado por falta de água, esperemos que até Abril de 2017 o assunto fique resolvido.

É um espaço aberto a todos. O Refúgio de Montanha da Serra d’ Arga não é um alojamento  turístico, mas constitui uma estrutura de apoio à pernoita com condições de estância muito rústicas. Dentro do refúgio, impõem-se determinadas regras de convivência e participação colectiva: o respeito pelos demais, os horários, o silêncio, a ordem e a limpeza. O Refúgio de Montanha é uma instalação desportiva destinada a facilitar a prática do montanhismo e o livre acesso à Montanha.



Da ruína construímos para todos o único Refúgio de Montanha de Portugal



REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO REFÚGIO



Terão direito a usar o refúgio de montanha todos os montanheiros federados ou filiados em entidades com protocolo com o Clube Celtas do Minho.

O guarda do refúgio representa a máxima autoridade e as suas instruções quanto ao cumprimento do presente Regulamento devem ser atendidas, sem prejuízo das posteriores reclamações que possam surgir.

Não se poderá pernoitar nos refúgios mais de três noites consecutivas salvo caso de força maior, por autorização expressa do Clube Celtas do Minho ou se existirem lugares livres depois das 19 horas.

Terão prioridade no uso do refúgio:
  • Os doentes, acidentados ou socorristas em missão.
  • Os montanheiros com menos de três noites de pernoita.
  • As pessoas com reserva que cheguem antes das 19 horas.
  • Os montanheiros federados ou em regime de reciprocidade que se encontrem no refúgio antes das 19 horas.
  • Os demais utentes segundo a sua ordem de chegada a partir das 19 horas.
  • As reservas deverão ser confirmadas pelo guarda do refúgio, o qual poderá exigir um máximo de até 50% do custo total da pernoita.
  • As reservas serão mantidas até às 19 horas do dia marcado.
  • Os refúgios deverão manter livres de reserva pelo menos 25% dos lugares
  • Os filiados no Clube Celtas do Minho, os federados da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) e das entidades com protocolo com o Clube Celtas do Minho desfrutarão de redução dos preços.
Fica expressamente proibido:
  1. Acender fogareiros ou cozinhar fora do espaço destinado para o efeito.
  2. Permanecer nos dormitórios desde as 9 horas até às 14 horas do mesmo dia, excepto em situações de doença.
  3. Acender velas nos dormitórios.
  4. Fumar em todos os espaços do Refúgio.
  5. Mover móveis ou utensílios da sua localização habitual.
  6. Deitar papéis ou outro tipo de lixo nos sanitários.
  7. Aceder aos dormitórios com botas e material de montanha, devendo estes ser colocados nos locais para o efeito.
  8. O funcionamento de qualquer aparelho sonoro que possa incomodar os restantes utentes.
  9. A entrada de toda a classe de animais.
  10. Dormir fora dos locais destinados para o efeito (salvo força maior ou por critério do guarda do refúgio).

CONDIÇÕES DE USO:


  • A Água do Refúgio é desde Agosto de 2009 canalizada, cuja qualidade e tratamento é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Covas, Concelho de Vila Nova de Cerveira.
  • A Água provém de um reservatório percorrendo cerca de 1500 metros até ao Refúgio. NO ENTANTO POUPE A ÀGUA.
  •  A rede eléctrica do Refúgio é abastecida por painéis fotovoltaicos (solares) com tensão de 220 volts e com uma autonomia para 11 horas. Logo, se a gastar em excesso, não cuidar do consumo eléctrico, poderá ficar sem energia eléctrica quando mais a necessite.
  • Desligue sempre as luzes quando não necessitar. POUPE ELECTRICIDADE PARA O BEM DE TODOS.
  •  O Aquecimento da água de banhos provém de um sistema simples de aquecimento a gás por meio de esquentador, cujo abastecimento é feito a partir de uma botija doméstica de gás. Reduza o uso da água quente. Pense nos demais, POUPE GÁS! DESLIGUE SEMPRE O GÁS NO REDUTOR.
  •  O aquecimento do espaço é derivado de um sistema de aquecimento central a lenha. O uso da lenha deve ser regrado. AJUDE O REFÚGIO, POUPE LENHA, RECOLHA-A PARA O BEM DE TODOS.
  • Respeite as normas de Segurança expostas no Refúgio.
  • O guarda fornecerá aos montanheiros sacos para que transportem o lixo até ao ponto de recolha mais próximo.
  • Os utilizadores do Refúgio deverão zelar pela limpeza e higiene de todos os espaços do refúgio. Para tal, dispõem de todos os utensílios e produtos de limpeza.
  • No refúgio, há que ter especial cuidado em deixar perfeitamente fechadas portas e janelas.
  • Igualmente para facilitar o uso do Refúgio: sanitários, balneários, cozinha e sala de jantar são para uso exclusivo dos montanheiros instalados no refúgio e para os montanheiros federados e em regime de reciprocidade que confirmem encontrar-se em actividade de montanha.
  • Qualquer dano que se observe ou se produza ao património do refúgio, deverá ser comunicado o mais rápido possível à entidade gestora.

UTENTES

    Terão direito a utilizar o Refúgio de Montanha:
  1. Os associados e entidades com protocolo com o Clube Celtas do Minho e, ao abrigo do Protocolo "Um Refúgio de Montanha de Todos e para Todos".
  2. Os sócios dos clubes filiados na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.
  3. Os montanheiros pertencentes a outras associações estrangeiras com licença actualizada e com a qual existam protocolos de reciprocidade neste âmbito.
  4. As pessoas expressamente autorizadas pelo Clube Celtas do Minho.
  5. Os Guias de Montanha devidamente acreditados pela FPME ou de entidades com protocolo com o Clube Celtas do Minho.
  6. Todos os montanheiros em geral que necessitem de instalações para desenvolver a sua actividade desportiva em segurança.

OUTRAS INFORMAÇÕES


  • O Refúgio possui Dormitório para 30 lugares, Cozinha de apoio, Sanitários, Balneários, Sala Polivalente e Parede de Escalada in-door. Aquecimento Central, Água Quente e Electricidade. Encontra-se preparado para apoio a acções de formação de desportos de montanha.
  • Possui serviço de guias acompanhantes de montanha.
  • Encontra-se localizado a cerca de 350 metros de altitude, próximo de 2 percursos pedestres de pequena rota, de uma travessia de montanha, a 200 metros da Zona de Escalada de Penice e a 150 metros de 2 itinerários de cannyoning. Nas proximidades existem diversas quedas de água e piscinas naturais.
  • O Refúgio situa-se na típica aldeia de Arga de Baixo e dista cerca de 30 km de Viana do Castelo, 25 km de Ponte de Lima, 15 km de Caminha e 20 km de Valença do Minho e de Vila Nova de Cerveira.

As inscrições/reservas deverão ser feitas através do Clube Celtas do Minho por e-mail: celtasdominho@gmail.com ou através de preenchimento de formulário online.