Formação modular

O Homem desde sempre sentiu uma forte atracção por esses majestosos e frágeis espaços que durante séculos permaneceram-lhe inacessíveis – As Montanhas. A Montanha foi o suporte de vida, o refúgio para sobrevivência, o espaço de fé e o eterno descanso. Hoje, o Homem busca na Montanha o refúgio do seu dia a dia, o prazer de estar mais próximo das suas raízes, o procurar encontrar-se a si próprio. As diversas modalidades de Montanha: Alpinismo, Montanhismo, Escalada e Pedestrianismo, permitem a aproximação do Homem a esse fascinante mundo, para muitos ainda desconhecido.

Para gozar dessa eterna e efémera relação é necessário Saber Saber e Saber Estar na Montanha para Saber Fazer. Seguindo estes conceitos básicos de formação técnica e pedagógica, o Clube Celtas do Minho, através da Escola de Desportos de Montanha (EDEM), em concordância com as directrizes do INOFOR e da Escola Portuguesa de Montanhismo e Escalada da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, vai organizar e desenvolver um conjunto de sessões formativas com o objectivo de iniciar todos aqueles que pretendem conhecer as diversas formas de estar na Montanha em plena harmonia e equilíbrio.

Com o fim de permitir o direito de acesso à formação, a EDEM concebeu um conjunto de diferentes sessões, abrangendo as disciplinas básicas do montanhismo, do pedestrianismo e da escalada, divididas em módulos tendo em conta diferentes níveis de aprendizagem.

“Todos somos gente de Montanha …mas nem todos somos merecedores de estar nela!
É preciso conhecê-la, senti-la, saber estar para podermos ser merecedores do que a Montanha nos dá.”